IF Sudeste MG Reabre Processo Seletivo para Segundo Semestre

Com a retomada das aulas, IF Sudeste MG reabre Processo Seletivo para segundo semestre


Novo período de inscrições e número de vagas

Com a retomada das aulas após a greve nacional dos servidores públicos federais da Educação, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) reabre seu Processo Seletivo 2024.2 para o segundo semestre. O novo período de inscrições será de 11 a 17 de julho e oferece mais de 750 vagas distribuídas em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação. As oportunidades estão disponíveis em sete cidades: Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Manhuaçu, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei.

Detalhes do processo seletivo

Inscrições e prazos

As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas através do site oficial do IF Sudeste MG: ifsudestemg.edu.br/processoseletivo. O período de inscrições começa no dia 11 de julho e vai até 17 de julho. Para quem já havia se inscrito anteriormente, conforme o cronograma que foi suspenso devido à greve, não será necessário realizar nova inscrição, pois a mesma está garantida.

Taxas e isenções

A inscrição para os cursos técnicos é gratuita. Para os cursos de graduação e pós-graduação, há uma taxa de inscrição de R$50,00, que deve ser paga até o dia 18 de julho em agências e correspondentes bancários do Banco do Brasil. Vale ressaltar que não haverá inscrição para pedido de isenção neste novo período.

Cursos oferecidos

Cursos Técnicos

Os cursos técnicos oferecidos pelo IF Sudeste MG incluem diversas áreas de atuação, como Agronegócio, Design de Modas, Eletrônica, Desenvolvimento de Sistemas, Mecânica, Eventos, Transações Imobiliárias, Cafeicultura, Comércio, Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Guia de Turismo e Informática para Internet. As modalidades variam entre concomitantes, subsequentes e EAD, e a duração dos cursos vai de 1 a 2,5 anos.

Cursos de Graduação

Para os cursos de graduação, o IF Sudeste MG oferece opções em Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Licenciatura em Física, Tecnólogo em Laticínios, Engenharia Ferroviária e Metroviária e Tecnologia em Turismo. As modalidades incluem cursos presenciais integrais e EAD, com durações que variam de 2 a 5 anos.

Cursos de Pós-Graduação

Os cursos de pós-graduação incluem especializações e mestrados profissionais em áreas como Metodologia da Educação Física Escolar, Nutrição e Produção Animal, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Docência na Educação Profissional e Tecnológica. As modalidades variam entre Lato Sensu e Stricto Sensu, com durações que vão de 18 a 48 meses.

Critérios de seleção

Aplicação da nova Lei de Cotas

Uma novidade importante neste processo seletivo é a aplicação da nova Lei de Cotas (Lei 14.273, de 2023). Esta lei determina que 50% das vagas sejam reservadas para candidatos que estudaram em instituições públicas. A reserva de vagas também leva em consideração a renda familiar, autodeclaração étnico-racial e se o candidato é pessoa com deficiência.

Métodos de seleção

Os métodos de seleção variam conforme a modalidade do curso:

  • Cursos Técnicos: A formação das turmas será determinada por sorteio, previsto para ocorrer no dia 15 de agosto.
  • Cursos de Graduação: Os candidatos farão uma prova no dia 11 de agosto, composta por 45 questões objetivas e uma redação. O comprovante definitivo de inscrição estará disponível a partir do dia 5 de agosto.
  • Cursos de Pós-Graduação: Os critérios de seleção variam conforme cada curso e estão descritos nos editais.

Por: Redação tmadicas.com.br

Siga nossas redes sociais: Instagram e Facebook

www.tmadicas.com.br

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem