Noite dos ÓVNIS - FAB Libera Novos Relatos de Pilotos Brasileiros

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Em um dos Vários Documentos Liberados, FAB descreve Avistamento de Ovnis por Pilotos

 (Imagem: Raggedstone/Shutterstock)
Casos em Minas Gerais também foram documentados

Em janeiro de 2014, um acontecimento inusitado chamou a atenção da Força Aérea Brasileira (FAB) e de entusiastas da ufologia: pilotos de três aeronaves diferentes, em locais distintos do Brasil, relataram avistamentos de um Objeto Voador Não Identificado (Ovni). Esses avistamentos ocorreram em uma mesma data e em horários próximos, levantando ainda mais mistérios sobre a natureza do fenômeno.

Relato do Voo 9109 da Gol

Um dos relatos documentado ocorreu durante o voo 9109 da Gol Linhas Aéreas, que fazia a rota de Brasília (DF) para Fortaleza (CE) no dia 24 de janeiro de 2014. O avistamento aconteceu por volta das 12h10, quando a aeronave sobrevoava a região de Quixadá, no Ceará, a uma altitude entre 10 mil e 10,6 mil metros. O piloto, cuja identidade não foi revelada, reportou ao 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle (CINDACTA III) um objeto que se movia em alta velocidade e de forma errática, realizando manobras em zigue-zague.

Descrição do Objeto e Reação do Piloto

De acordo com o relatório divulgado pelo Arquivo Nacional, o objeto foi descrito como supersônico, movendo-se rapidamente de leste para oeste. A velocidade e a trajetória imprevisível do objeto obrigaram o piloto a realizar uma manobra evasiva para evitar uma possível colisão. A descrição feita pelo piloto sugere que o objeto era capaz de manobras impossíveis para aeronaves convencionais, o que reforça a hipótese de que se tratava de um Ovni.

Avistamento pelo Voo 6372 da Avianca Brasil

Quase ao mesmo tempo, outro piloto, desta vez da Avianca Brasil (empresa que encerrou suas operações em 2019), relatou ter visto o mesmo objeto. Este avistamento ocorreu durante o voo 6372, que partiu de Guarulhos (SP) com destino a Fortaleza (CE). O piloto reportou o avistamento por volta das 12h15, enquanto a aeronave estava na mesma altitude do voo da Gol.

Registro pelo Sistema TCAS

O objeto foi identificado pelo Sistema Anticolisão de Tráfego (TCAS), que é um dispositivo utilizado para evitar colisões aéreas, fornecendo ao piloto a posição relativa de outras aeronaves nas proximidades. No caso de uma ameaça de colisão, o TCAS instrui o piloto a realizar uma manobra de subida ou descida. O sistema mostrou o objeto como uma ameaça em potencial, o que levou o piloto a realizar uma manobra de desvio. A descrição do fenômeno coincidiu com o relato feito pelo piloto da Gol, reforçando a hipótese de que ambos avistaram o mesmo objeto.

Terceiro Avistamento entre Alagoas e Piauí

Um terceiro avistamento foi relatado por um piloto que voava entre Alagoas e Piauí. Esse evento ocorreu por volta das 12h53, aproximadamente 40 minutos após o primeiro relato. O piloto descreveu o objeto como sendo extremamente veloz, passando a cerca de 91 metros de sua aeronave. Mais uma vez, uma manobra evasiva foi necessária para evitar uma colisão, o que confirma a gravidade da situação.

FAB e o Registro Oficial dos Avistamentos

A Força Aérea Brasileira declarou que todos os documentos, vídeos, fotografias, e relatos sobre fenômenos aéreos não identificados, compreendidos entre os anos de 1952 e 2023, foram transferidos para o Arquivo Nacional, onde se tornaram de domínio público. Esses registros podem ser acessados por qualquer pessoa interessada, em uma área dedicada no site do Arquivo Nacional.

Transparência e Abertura ao Público

A atitude da FAB de disponibilizar esses documentos ao público demonstra um compromisso com a transparência em relação aos fenômenos aéreos não identificados. A quantidade de relatos e a consistência das descrições fornecidas pelos pilotos ao longo dos anos mostram que há muito mais sobre o fenômeno Ovni do que se imaginava.

Implicações Futuras

Esses relatos levantam questões importantes sobre a natureza dos fenômenos aéreos não identificados e a capacidade das forças armadas de lidar com eles. O fato de três pilotos, em diferentes locais e horários, terem avistado o mesmo objeto no mesmo dia sugere a possibilidade de que esses fenômenos não são isolados, mas sim parte de um padrão mais amplo.

Mudanças na Terminologia: De Ovni a UAP

Nos Estados Unidos, o termo Ovni está sendo gradualmente substituído por UAPs (Fenômenos Anômalos Não-identificados), uma sigla que abrange não apenas objetos voadores, mas qualquer fenômeno anômalo detectado no ar, no espaço ou até mesmo na água. Essa mudança reflete uma abordagem mais ampla e científica na investigação desses fenômenos, evitando a conotação popular e frequentemente sensacionalista associada ao termo "Ovni".

O Papel da Ciência e da Tecnologia

Com o avanço da tecnologia e a crescente disponibilidade de dados, é provável que novos métodos sejam desenvolvidos para investigar esses fenômenos. A ciência tem um papel importante em desmistificar o desconhecido e trazer à luz informações que possam alterar nossa compreensão do mundo. O que hoje é considerado um mistério pode, no futuro, ser entendido com maior clareza à medida que novas evidências e tecnologias emergem.


Confira Aqui aúdio de Pilotos durante a o famoso episódio"Noite dos Óvnis"(Fonte Arquivo Nacional)


Acesse outros relatos de avistamentos AQUI (SIAN - ARQUIVO NACIONAL)



Por: Redação tmadicas.com.br  Fonte: Olhar Digital/ Arquivo Nacional

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