Siga no Whatsapp 👇🏻👇🏻👇🏻
<<<Notícias Zona da Mata-MG>>>
Temperaturas Acima da Média e Bloqueio Atmosférico
Minas Gerais enfrenta uma intensa onda de calor que foi ampliada para 364 cidades do estado, com previsão de durar até sexta-feira, 23 de agosto. .Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas em várias regiões, incluindo Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Oeste de Minas, Sul de Minas e Grande Belo Horizonte, devem superar a média em até 5°C. A meteorologista Anete Fernandes explica que a causa desse fenômeno é um bloqueio atmosférico, que impede a passagem de frentes frias, resultando em céu claro, baixa umidade e temperaturas extremamente elevadas.
Regiões Mais Afetadas e Previsões
As regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Norte de Minas podem registrar temperaturas máximas de até 36°C, enquanto no restante do estado, os termômetros podem marcar entre 30°C e 33°C. Mesmo Belo Horizonte, que não está oficialmente sob alerta de onda de calor, registra temperaturas elevadas, com a máxima de 31°C prevista para esta quarta-feira, 21 de agosto. Na quinta-feira, 22 de agosto, a temperatura deve alcançar 30°C na capital.
Diferenças no Fenômeno da Onda de Calor
Apesar das temperaturas elevadas em cidades como Belo Horizonte, a situação não é classificada como onda de calor na capital. Anete Fernandes esclarece que uma onda de calor é caracterizada por um aumento de 5°C ou mais acima da média em uma ampla área, por pelo menos três dias consecutivos, como ocorre em outras regiões do Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Além de Minas Gerais, estados como Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Paraná também enfrentam essa elevação nas temperaturas.
Previsão de Alívio e Chegada de Frente Fria
A expectativa é que o calor comece a diminuir em Minas Gerais a partir de domingo, 25 de agosto, quando os efeitos de uma frente fria que atinge o Sul do país devem chegar ao estado. De acordo com Ruibran dos Reis, meteorologista, a mudança no tempo começará pelo Sul de Minas e Zona da Mata, onde pode haver chuvas isoladas. Entretanto, o restante do estado, especialmente as regiões Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, permanecerá sem chuvas e com pouca variação na temperatura.
Cidades Sob Alerta
A lista de cidades sob alerta abrange diversas regiões de Minas Gerais, incluindo Água Comprida, Aiuruoca, Alfenas, Araguari, Barbacena, Belo Vale, Bocaina de Minas, Campos Gerais, Carmo de Minas, Dores do Turvo, Guiricema, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Pouso Alegre, São Geraldo, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Visconde do Rio Branco, entre outras. A relação completa das cidades pode ser conferida nos comunicados do Inmet.
A situação exige atenção redobrada para as altas temperaturas e seus impactos, especialmente para a saúde pública e o risco de incêndios florestais em áreas afetadas pela baixa umidade.
0 Comentários