Zema Afirma que Não Cobrará SPVAT em Minas e Governo Federal Responde

 Siga no no Whatsapp 👇🏻👇🏻👇🏻

Polêmica: Zema Recusa Cobrança de SPVAT(Antigo DPVAT), Governo Federal Reafirma Obrigatoriedade


Zema Afirma que Não Cobrará SPVAT em Minas Gerais

Após o governador Romeu Zema (Novo) declarar que não cobraria o DPVAT em Minas Gerais, o Governo Lula (PT) reiterou que a cobrança é obrigatória.

Autonomia e Regras da Cobrança do SPVAT

A área técnica do Governo Lula esclareceu que, sem o pagamento do SPVAT, motoristas não conseguirão obter licenciamento ou transferir veículos. "A autonomia para isentar a cobrança é da União", destacou a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Declarações de Zema sobre o Seguro Obrigatório

Em entrevista à Itatiaia, Zema criticou a volta da cobrança: “Vejo como absurdo a volta da cobrança do DPVAT, que sempre foi um seguro imposto e não um seguro opcional.” Ele ainda mencionou: “Aqui em Minas, não vamos cobrar isso dos proprietários de carros.”

Consequências da Não Cobrança

Zema também afirmou: “Não vou mandar essa conta para o mineiro.” Ele enfatizou que sua administração não irá aderir ao convênio federal, mantendo o SPVAT fora da guia do IPVA.

O Que é o SPVAT e Como Funciona?

O Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) será implementado em 2025, garantindo indenizações a pedestres e motoristas.

Novidades do SPVAT em Relação ao DPVAT

Diferentemente do extinto DPVAT, o SPVAT incluirá o pagamento de despesas médicas das vítimas de acidentes em vias públicas, como atendimentos, fisioterapia e medicamentos.

Indenizações e Coberturas

Além da indenização por morte ou invalidez, o SPVAT cobrirá despesas funerárias e reabilitação em casos de invalidez parcial. Companheiros e herdeiros também receberão valores em acidentes fatais.

Gestão e Pagamento das Indenizações

As indenizações serão pagas pela Caixa Econômica Federal em até 30 dias após o acidente, com gestão do fundo das taxas por parte do banco, conforme a Lei Complementar 207/2024.



Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: Radio Itatiaia/ Agência Brasil


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem