4ª edição da Feira de Ciências da UFV Reuniu Estudantes de Viçosa e Região

 Siga no no Whatsapp 👇🏻👇🏻👇🏻

<<<Notícias Zona da Mata-MG>>

4ª Edição da Feira de Ciências da UFV Reúne Estudantes de Viçosa e Região

Imagem: Divulgação UFV

Estudantes de Viçosa e Região Participam da Mostra Científica

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi o palco da 4ª edição da Feira de Ciências, evento que reuniu aproximadamente 300 estudantes do ensino fundamental e médio de Viçosa e cidades vizinhas. O evento, organizado pelo Departamento de Física (DPF), foi marcado por uma vasta mostra científica com mais de cem trabalhos apresentados pelos jovens pesquisadores no Espaço Multiuso do campus Viçosa.

A Feira de Ciências, além de proporcionar a troca de conhecimentos e experiências, incluiu uma das atrações mais esperadas: o Planetário Móvel UAI, que recebeu mais de 1.200 visitantes ao longo do evento.

Experiência Educacional para Estudantes e Professores

Para a professora Auxiliadora da Silva Trindade, do ensino fundamental I, participar da Feira de Ciências foi uma experiência formidável e enriquecedora. Ela acompanhou seus alunos das escolas municipais Pedro Gomide Filho (Viçosa) e Arnaldo Dias de Andrade Filho (Cajuri, MG), destacando a importância do evento para aproximar as crianças de uma instituição universitária renomada como a UFV.

Os estudantes também demonstraram grande entusiasmo com a oportunidade. Ana Beatriz Godinho, do Colégio Cener, de Ervália (MG), que participava pela terceira vez do evento, comentou sobre sua paixão pela UFV: "Toda vez que venho à Feira fico deslumbrada". Neste ano, Ana Beatriz estava empolgada para apresentar o projeto de um carrinho de fórmula 1 e aprender mais com os outros trabalhos expostos.

Crescimento e Novidades da Feira de Ciências

O evento, que começou de forma remota em 2021, com financiamento do CNPq, cresceu ao longo dos anos e precisou ser transferido para um espaço maior para acomodar o público crescente. Além disso, houve a integração com o campus Florestal da UFV, que realizou sua própria edição da Feira no mês anterior, em parceria com o CNPq, ampliando a abrangência do evento para a região.

Abertura e Parabéns aos Organizadores

Na abertura da Feira, as autoridades da UFV destacaram a importância do evento para o desenvolvimento educacional e científico dos estudantes. O chefe do Departamento de Física, Joaquim Mendes, a diretora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Danielle Dias Martins, e o assessor da Pró-reitoria de Ensino, Jackson Fonseca, parabenizaram a organização e o envolvimento dos professores.

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, também esteve presente, ressaltando que a UFV, como uma universidade inclusiva, oferece aos jovens participantes "um mundo novo de possibilidades", estimulando o interesse pela ciência desde cedo.

Premiação dos Trabalhos Científicos

O encerramento da Feira de Ciências contou com a premiação dos melhores trabalhos apresentados. A seguir, os vencedores por categoria:

Categoria Ensino Fundamental A (1º ao 5º ano)

1º Lugar: Bateria de Latinha - Colégio Cener
Estudantes (4º ano): Gulia Lucas Couto, Ana Luiza Caetano Gonzaga
Orientadora: Ana Claudia Fernandes

Categoria Ensino Fundamental B (6º ao 9º ano)

1º Lugar: Água Energizada - Colégio Cener
Estudantes (8º ano): Davi Leonardo Castro, Pedro Henrique Lima Rosado, José Henrique Silva Rocha
Orientadora: Arieli Rodrigues Ribeiro

2º Lugar: Guindaste Hidráulico - Colégio Cener
Estudantes (6º ano): Larissa Cardoso, Sarah Paccelli de Lima Castro
Orientadora: Arieli Rodrigues Ribeiro

3º Lugar: Vitrola Original e Vitrola de Papelão - Colégio Cener
Estudantes (8º ano): Raul Marques Silva Pereira
Orientadora: Arieli Rodrigues Ribeiro

Categoria Ensino Médio (1º ao 3º ano)

1º Lugar: O Açafrão e o Gengibre Têm Potencial Larvicida contra o Aedes Aegypti? - Escola Estadual Professor Samuel João de Deus
Estudantes (2º ano): Pedro da Silva Valente, Ryan do Carmo Cândido, Tais Vieira Gonçalves
Orientador: Henrique Barbosa da Silva

2º Lugar: Robô ARNOLD - Escola Estadual Effie Rolfs
Estudantes (1º ano): Lucas do Vale Hermenegildo, Júlia Guimarães Rafael
Orientador: Gregori Alexandre Gordiano

3º Lugar: Reutilização de Materiais Eletrônicos Descartados na Produção de Tecnologias Alternativas - Escola Estadual Effie Rolfs
Estudante (2º ano): Júlio César Soares
Orientador: Aloizio Costa Ferreira


Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: UFV

Postar um comentário

0 Comentários