Mensagens Para Natal e Ano Novo | Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>
Entenda o Riscos dos Pontos Cegos de Veículos Grandes
O trânsito exige atenção redobrada, principalmente ao trafegar próximo a veículos de grande porte, como caminhões, carretas e ônibus. Uma das principais causas de acidentes envolvendo motociclistas e motoristas é a permanência em pontos cegos desses veículos.
Os pontos cegos são áreas ao redor de veículos grandes que não são visíveis para o motorista, mesmo com o uso de espelhos retrovisores. Ignorar essas zonas pode resultar em colisões graves, colocando em risco a vida de todos os envolvidos.
Imagem: Crédito TMA Dicas Dicas para evitar os pontos cegos
Mantenha distância segura:
Ao trafegar atrás ou ao lado de caminhões e ônibus, mantenha uma distância que permita ao motorista do veículo maior visualizar seu veículo.Evite ultrapassagens arriscadas:
Antes de ultrapassar, certifique-se de que o motorista do veículo grande pode vê-lo. Use sempre a seta e sinalize com antecedência.Posicione-se corretamente:
Evite permanecer ao lado do veículo grande por longos períodos. Isso reduz o risco de ser "invisível" ao condutor.Seja previsível:
Movimentos bruscos ou mudança repentina de faixa podem surpreender motoristas de veículos grandes. Dirija de forma estável e previsível.
Os principais pontos cegos de caminhões e ônibus
Frontal:
Os motoristas de veículos grandes possuem um ângulo limitado de visão diretamente à frente do veículo.Laterais:
Próximas às portas ou à extensão da carroceria, essas áreas são críticas para veículos menores e motocicletas.Traseiro:
A grande altura desses veículos dificulta a visualização de quem trafega muito próximo da parte de trás.
Campanha pela segurança no trânsito
Prevenir acidentes no trânsito é responsabilidade de todos. Respeite as regras de circulação, mantenha atenção constante e evite comportamentos que coloquem sua vida e a de outros em risco.
#TrânsitoSeguro #AtençãoRedobrada #PontoCego #EducaçãoNoTrânsito
— TMA Dicas (@TMAdicas) December 25, 2024
👤 (1) começou a segui você #BreakingNews pic.twitter.com/D98qNksfES
0 Comentários