Bolsonaro Tem Pedido Para Passaporte Negado Por Moraes

 Ministro Moraes Rejeita Pedido de Bolsonaro Para Recuperar Passaporte

Jair Bolsonaro, Alexandre de Moraes, Donald Trump, STF, PGR, passaporte apreendido, Operação Tempus Veritatis, posse de Trump.
Foto: André Borges/EFE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou, nesta quinta-feira (16), o pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para devolver o passaporte apreendido. A solicitação visava permitir a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos para participar da posse de Donald Trump na segunda-feira (20).


Decisão Alinhada À PGR


A negativa de Moraes segue a orientação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que considerou o pedido injustificado. Segundo a PGR, Bolsonaro não apresentou fundamentos que comprovassem a urgência da viagem.


O procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, destacou que o ex-presidente não exerce função oficial que justifique sua participação no evento. Além disso, afirmou que o requerente não demonstrou necessidade básica ou urgente que superasse o interesse público pela manutenção da medida cautelar.


Justificativa De Moraes


Na decisão, Alexandre de Moraes destacou que as circunstâncias que levaram à apreensão do passaporte de Bolsonaro em fevereiro de 2024, durante a Operação Tempus Veritatis, permanecem inalteradas. O magistrado reforçou que a medida é necessária para evitar uma possível tentativa de fuga do ex-presidente e para garantir a aplicação da lei penal.


"O cenário que fundamentou a proibição de saída do país permanece indicando a possibilidade de evasão do indiciado Jair Messias Bolsonaro", escreveu Moraes.


Defesa Insiste No Pedido


Essa foi a quarta tentativa da defesa de Bolsonaro para recuperar o documento. A equipe jurídica argumentou que a viagem era imprescindível, mas o STF concluiu que não houve mudanças que justificassem a revogação da medida.


Conclusão


A decisão reforça o entendimento do Supremo de que medidas cautelares como a apreensão de passaportes são necessárias para assegurar o andamento das investigações e a efetividade da lei penal.

Mensagens Para Todas Ocasiões  | Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>

Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte:Gazeta do Povo

Postar um comentário

0 Comentários