Epidemia de Dengue em Minas Gerais: Aumento Exponencial em 2024
O ano de 2024 foi marcado pelo maior surto de dengue da história de Minas Gerais, com dados alarmantes que mostram o crescimento desenfreado da doença. De janeiro a dezembro, o Estado registrou um aumento de quatro vezes no número de casos e seis vezes no número de mortes em comparação a 2023.
Dengue: Um Mineiro Morreu a Cada 7 Horas e 47 Minutos
Minas Gerais atingiu a marca de 1.374.633 diagnósticos de dengue em 2024, um número impressionante que ultrapassou a barreira de 1 milhão de casos, algo inédito na história do estado. O número de mortes pela doença também aumentou substancialmente, com 1.124 óbitos registrados até o final do ano. Isso significa que, a cada 7 horas e 47 minutos, um mineiro perdia a vida em decorrência da doença.
Em 2023, o número de mortes por dengue em Minas foi bem menor, com 194 vítimas fatais e 312.592 casos registrados. No entanto, em 2024, a situação foi extremamente grave, com um aumento exponencial na curva de contágios e mortes, gerando uma crise sanitária no estado. O Secretário de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, já havia alertado, em fevereiro, para o pior ano de dengue da história do Estado: “Não temos dúvidas de que este será o pior ano de dengue da história de Minas”, afirmou.
Casos de Chikungunya Também Aumentam Exponencialmente
Além da dengue, outra doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a chikungunya, também teve um crescimento alarmante. O estado registrou 145.976 diagnósticos e 123 mortes em 2024, números que indicam um aumento de 87,4% no total de casos em relação a 2023, quando foram notificados 77.887 diagnósticos e 45 óbitos. A cada três dias, uma morte por chikungunya foi registrada no estado.
Mensagens Para Natal e Ano Novo | Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>
Como Prevenir as Doenças Transmitidas pelo Aedes Aegypti
A proliferação de doenças como dengue e chikungunya está diretamente relacionada ao aumento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Para combater essa epidemia, é essencial eliminar focos de água parada, que são locais ideais para a reprodução do mosquito. Veja algumas medidas preventivas:
Dicas para Evitar o Criadouro do Mosquito:
- Elimine recipientes que possam acumular água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas.
- Mantenha caixas d'água e piscinas sempre bem tampadas.
- Limpe regularmente as calhas para evitar o acúmulo de água.
- Troque a água de vasos de plantas e bebedouros de animais frequentemente.
- Coloque areia nos pratos de plantas para evitar o acúmulo de água.
- Mantenha fechadas as tampas de lixeiras e caixas d'água.
- Receba bem os Agentes de Combate às Endemias de seu Município.
- Faça SUA PARTE
0 Comentários