São Paulo registra 1º caso de febre amarela em 2025

São Paulo Confirma Caso de Febre Amarela em 2025

febre amarela, São Paulo, vacinação, casos humanos, macacos mortos, sintomas febre amarela
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

O primeiro caso de febre amarela em humanos neste ano foi registrado em São Paulo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A vítima é um homem de 27 anos, residente da capital paulista, que esteve recentemente em Socorro, região de Campinas. Nessa área, também foi confirmado um caso da doença em macacos, reforçando o alerta sobre a circulação do vírus.

Histórico de Casos no Estado

Em 2024, São Paulo contabilizou dois casos da doença em humanos. Um deles teve origem dentro do estado e outro foi registrado em um homem infectado em Minas Gerais, que veio a óbito. Este ano, o Instituto Adolfo Lutz já confirmou nove casos em macacos, sendo a maioria na região de Ribeirão Preto.

Intensificação da Vacinação

Após a confirmação do caso, o estado ampliou as ações de vigilância em saúde e vacinação. A vacina contra a febre amarela é oferecida gratuitamente em postos de saúde. Para quem planeja viajar para áreas de risco, recomenda-se a aplicação com, no mínimo, 10 dias de antecedência.

Transmissão e Sintomas

A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos silvestres infectados. O monitoramento de macacos mortos é essencial, pois esses animais são indicadores da presença do vírus.

Os sintomas da doença incluem:

Febre súbita;

Calafrios;

Dores no corpo e na cabeça;

Náuseas e vômitos;

Fadiga e fraqueza.


Caso observe sinais de macacos mortos ou sintomas relacionados, procure imediatamente as autoridades de saúde ou um posto de atendimento.

Mensagens Para Todas Ocasiões  | Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>

Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: O Tempo 

Postar um comentário

0 Comentários