Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>
Emergência MG: Serviço de Acionamento das Forças de Segurança Chega a Todo Minas Gerais
Expansão do Emergência MG: Um Marco para a Segurança Pública
A partir desta sexta-feira (21/3), todos os mais de 20 milhões de habitantes de Minas Gerais terão acesso ao Emergência MG, serviço inovador que permite o acionamento das Forças de Segurança e envio de fotos, vídeos e localização em situações de emergência. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema, durante coletiva em Ipatinga, onde também foi inaugurada a nova sede da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) no município.
"Estamos expandindo o Emergência MG para os 853 municípios, o que é de fundamental importância para oferecermos mais um canal para quem precisa entrar em contato com a segurança pública. É um grande avanço", afirmou o governador Romeu Zema.
Como Funciona o Emergência MG: Acesso Simplificado e Inclusivo
O Emergência MG é um serviço pioneiro no país que permite o acionamento da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros através de uma plataforma digital única. Existem três formas de acesso:
- Pelo site oficial: www.emergencia.mg.gov.br
- Pelo aplicativo do Governo de Minas (MG App)
- Pelo Telegram, buscando "Emergência MG" na lupa de busca.
Além disso, o serviço é inclusivo e permite que pessoas surdas também utilizem o serviço. A plataforma permite ainda o compartilhamento de localização, envio de fotos e a realização de videochamadas, proporcionando uma comunicação rápida e eficiente em situações de emergência, como, por exemplo, em casos de engasgamento de bebês.
Benefícios do Emergência MG para a População
A utilização do Emergência MG oferece uma série de vantagens para os cidadãos, tais como:
- Agilidade no atendimento: O chat virtual permite um contato rápido com as forças de segurança.
- Acessibilidade: O serviço também é uma ferramenta de inclusão, permitindo o uso por pessoas surdas e oferecendo uma maneira discreta para mulheres e outros grupos em risco solicitarem ajuda.
- Segurança e inovação: Além de ser intuitivo, o Emergência MG também conta com recursos tecnológicos, como o envio de fotos, vídeos e localização, oferecendo mais segurança e eficácia no atendimento.
“Essa iniciativa é muito importante porque conseguimos acionar as forças de segurança de forma bem rápida, além de ser intuitivo. Já usei algumas vezes, principalmente para focos de incêndio na mata, e achei bem didático”, relatou Geralda Souza, 72 anos, moradora de Pedro Leopoldo, uma das primeiras cidades a ser contemplada com a expansão.
O Papel do Emergência MG na Inclusão e Segurança
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destacou a importância do serviço, especialmente em situações de vulnerabilidade. “Uma pessoa surda pode ter dificuldades com o serviço tradicional. As mulheres, às vezes, precisam fazer um acionamento mais discreto, o que é possível através do celular, fazendo com que tenhamos uma reação policial mais rápida e mais efetiva”, afirmou Simões.
É importante frisar que o Emergência MG não substitui os números de emergência tradicionais, como o 190, 197 e 193, mas serve como uma alternativa inovadora de acionamento das polícias e bombeiros, visando facilitar o acesso da população às forças de segurança.
Nova Sede da Polícia Civil em Ipatinga: Compromisso com a Segurança
Em paralelo ao lançamento da expansão do Emergência MG, o governador Romeu Zema e a delegada-geral da PCMG, Letícia Gamboge, inauguraram a nova sede do 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga. A unidade, que atende 97 municípios e 27 comarcas da região, conta com uma estrutura mais adequada para as atividades investigativas, proporcionando melhores condições de trabalho para os policiais civis e ampliando a eficiência na prestação de serviços.
A nova sede é resultado de um investimento de R$ 60 mil, provenientes do setor privado, para melhorias e reformas, incluindo sistemas de segurança e climatização, e visa oferecer uma infraestrutura mais moderna e adequada para a segurança da população.
Objetivo de Expansão e Melhoria no Atendimento
O 12º Departamento coordena delegacias em Ipatinga, Caratinga, Itabira, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu, cobrindo um território com mais de 1,8 milhão de habitantes. A nova estrutura visa garantir investigações mais ágeis e qualificadas, além de proporcionar melhor suporte às equipes policiais na execução de suas tarefas.
“Agora temos um espaço à altura da cidade de Ipatinga, para o melhor trabalho dos policiais civis e, especialmente, para recebermos a população”, concluiu Letícia Gamboge, delegada-geral da PCMG.
0 Comentários