Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>
Primeiro Friozinho do Outono está Chegando
Algumas mudanças de temperatura começam a ser sentidas nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil durante a primeira quinzena de abril. A previsão da Climatempo para o outono de 2025 indicava a chegada das primeiras massas de ar frio impactando o Brasil já no início do mês. E, conforme esperado, essas mudanças de clima estão se confirmando.
O que esperar para abril?
Apesar da chegada das massas de ar frio, isso não significa que abril será um mês frio em grande parte do Centro-Sul do Brasil. De acordo com o meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo, a "virada de chave" na temperatura será sentida, mas os períodos de frio serão curtos:
“Abril marca esta ‘virada de chave’ na temperatura, com a entrada das primeiras massas de ar frio por algumas áreas do interior do Brasil já na primeira quinzena do mês. Mas os períodos com ‘ares de outono’ serão curtos, de 3, 4 dias, e aí esquenta rapidamente e volta a sensação de calor, até no Sul do Brasil.”
Ele ainda complementou, destacando que:
“Abril ainda será predominantemente quente em parte do Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste, só com estes breves picos de frio.”
Massas de ar frio em abril
No decorrer de abril, o Brasil enfrentará três massas de ar frio de origem polar, com destaque para a terceira, que será a mais intensa. Veja a previsão para cada uma delas:
1ª massa de ar frio de origem polar
-
Quando: Virada de março para abril
-
Intensidade: Fraca no continente
-
Influência no Brasil: Resfriamento leve no Rio Grande do Sul, com maior impacto na Argentina e Uruguai.
2ª massa de ar frio de origem polar
-
Quando: Entre 5 e 9 de abril
-
Intensidade: Fraca a moderada no continente
-
Influência no Brasil: Resfriamento moderado no Sul, com temperaturas mínimas entre 14°C e 20°C em cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e São Paulo.
3ª massa de ar frio de origem polar
-
Quando: Entre 12 e 16 de abril
-
Intensidade: Moderada a forte no continente
-
Influência no Brasil: Resfriamento forte no Sul, Centro-Oeste e partes do Sudeste, com queda de temperatura em cidades como São Paulo (mínima de 14°C) e Rio de Janeiro (mínima de 18°C).
Risco de geada
Com a passagem da terceira massa de ar frio, no final da primeira quinzena de abril, é possível que ocorra geada nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Possibilidade de novos recordes de temperatura mínima
Na passagem da terceira massa de ar frio, há possibilidade de quebra de recordes de menor temperatura em 2025 nas capitais do Sul, Sudeste, e nas cidades de Campo Grande e Cuiabá. Confira os atual recordes de menor temperatura até o dia 27/3/2025:
-
Porto Alegre: 16,4°C em 14 de março
-
Curitiba: 12,8°C em 13 de janeiro
-
Florianópolis: 16,6°C em 16 de março
-
São Paulo: 16,2°C em 11 e 14 de janeiro
-
Rio de Janeiro/Vila Militar: 18,8°C em 11 de janeiro
-
Belo Horizonte: 18,4°C em 1 e 30 de janeiro
-
Vitória: 20,3°C em 18 de fevereiro
-
Campo Grande: 18,4°C em 1 de fevereiro
-
Cuiabá: 22,0°C em 5 de março
0 Comentários