Maioria Dos Brasileiros Rejeita Anistia Aos Envolvidos Nos Ataques De 8 De Janeiro
![]() |
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Estadão |
População Apoia Manutenção Das Prisões Dos Responsáveis
Uma pesquisa recente realizada pelo instituto Genial/Quaest revelou que a maioria dos brasileiros é contra a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023 às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
De acordo com o levantamento, 56% da população acredita que os responsáveis devem continuar presos, enquanto 34% defendem a libertação — seja por considerarem a prisão injusta ou por acreditarem que o tempo de reclusão já foi suficiente. Outros 10% preferiram não opinar.
Análise Por Preferência Eleitoral
O estudo também revelou diferenças significativas de opinião com base no voto dado no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
Entre os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 77% são favoráveis à permanência dos presos. Já entre os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), apenas 32% compartilham dessa visão.
Por outro lado, 61% dos bolsonaristas apoiam a anistia dos envolvidos nos ataques, enquanto apenas 15% dos eleitores de Lula têm essa posição. Entre os que não votaram, anularam ou votaram em branco, o apoio à anistia chega a 31%.
Dados Da Pesquisa
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e entrevistou 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
A polarização política ainda reflete fortemente na percepção da população sobre os eventos de 8 de janeiro, marcados por atos de vandalismo e tentativa de golpe contra as instituições democráticas brasileiras.
0 Comentários