Moraes Ordena Prisão de Ex- Presidente Fernando Collor

Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>

Moraes ordena prisão de Fernando Collor por corrupção

Fernando Collor, prisão Collor, Alexandre de Moraes, STF, Lava Jato, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, política brasileira
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

STF determina prisão de Fernando Collor

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (24) a prisão do ex-presidente Fernando Collor.

A decisão foi tomada após o ministro negar um recurso da defesa que buscava revisar a condenação de 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, relacionada à Operação Lava Jato.

Condenação no esquema da Lava Jato

Em 2023, Collor foi condenado pelo STF por participação em um esquema de corrupção. Segundo a acusação, enquanto dirigente do PTB, ele foi responsável por indicações políticas para cargos na BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, e teria recebido cerca de R$ 20 milhões em vantagens indevidas.

Os crimes ocorreram entre 2010 e 2014, segundo o Ministério Público.

Moraes considera recursos como manobras protelatórias

O ministro entendeu que os recursos apresentados tinham apenas a intenção de adiar a execução da pena:

"A manifesta inadmissibilidade dos embargos, conforme a jurisprudência da Corte, revela o caráter meramente protelatório dos infringentes, autorizando a certificação do trânsito em julgado e o imediato cumprimento da decisão condenatória", decidiu Moraes.

Além disso, Moraes solicitou ao presidente do STF, Luís Roberto Barroso, a convocação de uma sessão virtual para referendar a decisão, marcada para esta sexta-feira (25).

Defesa reage com surpresa

Em nota enviada à imprensa, a defesa do ex-presidente manifestou indignação com a decisão:

"A defesa do ex-presidente da República Fernando Collor de Mello recebe com surpresa e preocupação a decisão proferida na data de hoje, 24/04/2025, pelo ministro Alexandre de Moraes, que rejeitou, de forma monocrática, o cabível recurso de embargos de infringentes apresentado em face do acórdão do Plenário do Supremo Tribunal Federal, nos autos da AP 1025, e determinou a prisão imediata do ex-presidente", declarou a defesa.

Os advogados também afirmaram que Collor irá se apresentar para o início do cumprimento da pena.


Por: Redação www.tmadicas.com.br Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários