Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>´
Ministério da Saúde reforçará combate à dengue em Municípios Mineiros que Registraram alta transmissão da doença
Força Nacional do SUS atuará com centros de hidratação e novas diretrizes para acelerar o atendimento
O Ministério da Saúde ampliou as ações prioritárias de enfrentamento à dengue para 312 municípios brasileiros que registram alta transmissão da doença ou aumento no número de casos. A medida inclui o envio da Força Nacional do SUS, que está preparada para instalar até 150 centros de hidratação.
Além disso, um novo guia assistencial permite que enfermeiros indiquem exames e medicamentos, acelerando o atendimento e reduzindo o risco de agravamento.
Municípios prioritários e redução de casos
Os 312 municípios estão distribuídos por 21 estados e o Distrito Federal, com destaque para São Paulo (114), Minas Gerais (42) e Paraná (28). Até a semana epidemiológica 14 (05/04), esses três estados concentraram 73% dos casos e 86% dos óbitos por dengue no país.
Apesar do cenário desafiador, houve queda de 75% nos casos e 83% nos óbitos em comparação com o mesmo período de 2024. O Brasil registrou 998,6 mil casos em 2025, contra 4 milhões no ano anterior, e 634 óbitos ante 3,8 mil.
Força Nacional do SUS reforça assistência
A Força Nacional do SUS (FN-SUS) já atua em cidades como Viamão (RS) e Marília (SP). Em São José do Rio Preto (SP), a equipe realizou mais de 3,6 mil atendimentos. Outros municípios como Santarém (PA), Macapá (AP), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) também já receberam missões da FN-SUS.
Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão:
“Distribuímos seis milhões de testes rápidos, além de insumos para diagnóstico laboratorial e controle do vetor. Já foram realizados mais de 650 mil exames laboratoriais pelos LACENs. E onde houver necessidade, a Força Nacional do SUS será acionada”.
Novas diretrizes e guias
O Ministério publicou uma série de normas e guias para padronizar e acelerar o atendimento:
Guia da Enfermagem para Arboviroses: permite indicação de exames, medicamentos e hidratação.Guia para Agentes Comunitários de Saúde: orienta a busca ativa de pacientes e ações de prevenção.
Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas: atualizam o conteúdo de 2009.
Diretrizes para Organização do Componente Assistência à Dengue: visam reduzir internações e óbitos.
Projetos piloto e formação profissional
O Manejo Clínico Sindrômico, que permite o diagnóstico já nos primeiros sintomas, foi iniciado em Breves (PA) e será implementado em Macapá (AP). O projeto visa expandir para todo o Brasil após os resultados iniciais.
Na formação profissional, o Ministério lançou 50 mil vagas para o curso de dengue da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), além de conteúdo informativo para agentes de saúde, Mais Médicos e residentes. Um webinário nacional está previsto para capacitar 20 mil profissionais.
Lista dos Municípios de Minas que receberão reforço das ações contra a dengue. (Dados até a semana epidemiológica 13 (Atualizado em 07 de abril de 2025)
MG: Araguari, Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Esmeraldas, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itajubá, Ituiutaba, João Monlevade, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçu, Montes Claros, Muriaé, Nova Lima, Nova Serrana, Pará de Minas, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Patrocínio, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Teófilo Otoni, Timóteo, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Unaí, Varginha, Vespasiano
0 Comentários