Siga no no Whatsapp <<<Notícias Zona da Mata-MG>>>´
Tragédia em MG: corpos de casal arrastado por cabeça d’água são encontrados
Casal desapareceu durante passeio no Cânion do Peixe Tolo; outros 8 banhistas foram resgatados com vida
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais localizou neste domingo (20/4) os corpos do casal que havia desaparecido após uma cabeça d’água no Cânion do Peixe Tolo, na Cachoeira Bocaina, situada no Parque Estadual Serra do Intendente, em Conceição do Mato Dentro, Região Central do estado.
As vítimas faziam parte de um grupo de 10 pessoas que foi surpreendido pelo fenômeno natural na noite de sábado (19/4). O casal foi arrastado pela correnteza, enquanto os outros 8 integrantes conseguiram se manter em segurança até o resgate.
Resgate arriscado durante a madrugada
Os bombeiros relataram que, para chegar até o local, foi necessário vencer duas cabeças d’água durante o percurso, pois as margens estavam tomadas pelo volume de água. O grupo de sobreviventes foi encontrado por volta de 1h45 da madrugada de domingo, ilhado, mas sem ferimentos.
“Apesar das dificuldades de acesso, conseguimos localizar as vítimas com segurança. Infelizmente, um casal foi levado pela água”, disse um dos bombeiros envolvidos.
O restante do grupo permaneceu com os militares durante toda a madrugada, aguardando condições mais seguras para retornar. Todos foram levados a uma pousada da cidade, onde receberam apoio psicológico da Secretaria Municipal de Saúde.
Corpos encontrados e encaminhados ao IML
No início da tarde de domingo, os bombeiros localizaram os corpos do casal em uma área segura e aguardaram a chegada do rabecão para a remoção. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Diamantina. As famílias das vítimas foram informadas e estão recebendo o apoio necessário.
Parque está temporariamente fechado
A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro lamentou profundamente o ocorrido e informou o fechamento temporário do atrativo turístico:
Entenda o fenômeno da cabeça d’água
A cabeça d’água é caracterizada por um aumento repentino do volume de água em rios e cachoeiras, geralmente causado por chuvas intensas nas cabeceiras. É um fenômeno comum em áreas serranas e pode surpreender banhistas, mesmo que o tempo esteja aparentemente estável no local da ocorrência.
Sinais de alerta:
-
Aumento repentino do nível e da velocidade da água
-
Água barrenta ou escurecida
-
Galhos, folhas ou detritos sendo arrastados
-
Barulhos fortes ou estrondos
O que fazer:
-
Saia da água imediatamente e busque um lugar alto e seguro
-
Avise as pessoas ao redor
-
Ligue 193 para os Bombeiros se estiver em perigo
-
Nunca tente atravessar o rio durante uma cabeça d’água
0 Comentários